A 20 de maio de 2021 - quando os britânicos só podiam estar com uma pessoa de fora do seu agregado familiar - Boris Johnson esteve numa festa com cerca de 40 pessoas. Tinham sido convidadas 100.
Tomou-se conhecimento da festa em dezembro, quando foi divulgada uma fotografia do evento. Nela podemos ver o primeiro-ministro no jardim, com a mulher, Carrie Johnson, rodeado de cerca de 20 pessoas. Na mesa viam-se bebidas alcoólicas. Agora, e segundo um e-mail a que o canal de televisão britânico ITV teve acesso, sabe-se que o convite foi enviado por Martin Reynolds, um dos principais assessores de Boris Johnson. No e-mail, desafia os funcionários do número 10 de Downing Street, a sede do Executivo britânico, a “aproveitar o bom tempo”.
“Olá a todos. Depois de um período incrivelmente ocupado, seria bom aproveitar ao máximo o clima agradável e tomar algumas bebidas socialmente distanciadas no jardim do n.º 10 esta noite. Por favor, juntem-se a nós a partir das 18h e tragam as vossas próprias bebidas”, lê-se.
This is completely damning, and completely unnaceptable https://t.co/NJprG2yDoQ
— olivercoppard (@olivercoppard) January 10, 2022
Vários membros da oposição trabalhista recorreram já às redes sociais para classificar este evento, bem como o facto de Boris ter comparecido, como “inaceitável”.
Leia Também: Governo considera legítimo festa em Downing Street durante confinamento