"Europa perde um homem generoso". As reações à morte de David Sassoli
O presidente do Parlamento Europeu morreu esta madrugada aos 65 anos, depois de estar internado durante duas semanas.
© Reuters
Mundo David Sassoli
A morte de David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu desde 2019, está a ser acompanhada por várias mensagens de reconhecimento e agradecimento por deputados europeus e políticos internacionais dos dois lados da barricada.
Sassoli, que morreu esta madrugada com uma disfunção do seu sistema imunitário, estava internado há duas semanas. Em setembro, o italiano foi internado com uma pneumonia e, mesmo depois de ter recebido alta hospitalar, esteve ausente das sessões no Parlamento Europeu (PE) durante dois meses.
Numa mensagem no Twitter, a antiga eurodeputada socialista Ana Gomes, que pertencia ao mesmo partido europeu que Sassoli, a Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas, disse que terá "saudades" de "um homem generoso".
RIP, querido David! Terei sempre saudades do teu abraço fraterno! A Europa perde um homem generoso, um jornalista europeísta e culto, um socialista convicto e corajoso! O #PE perde um presidente atento e justo! #DavidSassoli
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) January 11, 2022
O primeiro-ministro António Costa, que trabalhou com David Sassoli durante a presidência portuguesa do Conselho Europeu, lamentou "com tristeza" a morte de "um amigo". Já a presidência francesa do Conselho Europeu, que durará durante o primeiro semestre deste ano, destaca o seu "profissionalismo e devoção".
É com profunda tristeza que lamento a morte de David Sassoli. Um amigo com quem tive o privilégio de trabalhar muito proximamente nos últimos dois anos. pic.twitter.com/9msVMaz0q7
— António Costa (@antoniocostapm) January 11, 2022
Leia Também: David Sassoli, jornalista, político e líder do Parlamento Europeu
Também Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda, agradeceu o trabalho do presidente do PE.
David Sassoli presidiu ao PE nos tempos difíceis da pandemia, quando o esforço para manter os procedimentos democráticos teve de ser maior e nunca se esqueceu disso. Tenho por ele uma enorme admiração e respeito. Partiu hoje, cedo demais. Obrigada por tudo, David, e bom descanso. pic.twitter.com/FD3qy9j01O
— Marisa Matias (@mmatias_) January 11, 2022
À direita, a deputada europeia pelo PSD, Lídia Pereira, realçou o passado como jornalista do político italiano.
Recebi a notícia da morte de #DavidSassoli com grande tristeza e consternação. Jornalista de profissão, deixa um legado marcado pela causa da liberdade de expressão e de imprensa. No Parlamento Europeu, a que presidia, deixa um exemplo de entrega e dedicação à causa europeia. pic.twitter.com/Ve0XhaKDSw
— Lídia Pereira (@lidiafopereira) January 11, 2022
Ursula von der Leyen e Charles Michel, presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, respetivamente, colegas de David Sassoli na liderança da União Europeia, lamentaram a morte do "amigo".
Rest in peace David, my dear friend. pic.twitter.com/vr2dPeNfVx
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) January 11, 2022
Mi sento triste e commosso dopo la notizia della scomparsa di @EP_President @DavidSassoli
— Charles Michel (@eucopresident) January 11, 2022
Europeo sincero e appassionato, ci manca già il suo calore umano, la sua generosità, la sua cordialità e il suo sorriso.
Sincere condoglianze alla sua famiglia e ai suoi cari.
Fora da Europa, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, vincou a "voz forte" de Sassoli pela "democracia".
Saddened to hear of the death of @EP_President David Sassoli, a strong voice for democracy and #NATO-EU cooperation. My deepest condolences to his loved ones, the European Parliament and the whole EU family.
— Jens Stoltenberg (@jensstoltenberg) January 11, 2022
E Charles Barnier, o principal negociador nas conversações do Brexit entre Reino Unido e UE, escreveu em italiano sobre a importância do presidente do Parlamento Europeu nas negociações.
“@DavidSassoli ha presieduto il @PEStrasbourgo con autorevolezza e tolleranza. È stato un democratico illuminato e non dimenticherò mai la sua amichevole fiducia nei negoziati per la #Brexit. Questa mattina, condivido il dolore della sua famiglia e di tutti i suoi amici." pic.twitter.com/OBLEd0bvWq
— Michel Barnier (@MichelBarnier) January 11, 2022
A sucessora de David Sassoli deverá ser a maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (partido europeu a que pertencem PSD e CDS-PP), que será eleita na próxima sessão plenária.
Outras personalidades portuguesas no Parlamento Europeu, como Paulo Rangel, vice-presidente do PPE e eurodeputado do PSD, e Carlos Zorrinho, presidente da bancada do PS europeu, destacaram o trabalho de Sassoli.
Leia Também: Bandeiras da UE a meia-haste para homenagear "europeu apaixonado"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com