A Alta Autoridade francesa para a Saúde (HAS) aprovou, esta sexta-feira, a vacina da Novavax, tornando-se esta na quinta contra a Covid-19 a estar disponível em França.
Recorde-se que a vacina Nuvaxovid, da farmacêutica norte-americana Novavax, contra a Covid-19, recebeu no passado dia 20 de dezembro, luz verde da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) para a sua comercialização na União Europeia (UE) em pessoas com mais de 18 anos.
Segundo a HAS, esta pode ser uma "alternativa útil" para as pessoas que estão relutantes em receber as vacinas de mRNA da Pfizer e da Moderna.
A Nuvaxovid é uma vacina que contém suficientes fragmentos de uma proteína que é exclusiva do vírus para que o sistema humanitário a reconheça e responda, produzindo defesas contra a infeção pelo SARS-CoV-2.
A autorização é válida para os 27 Estados-membros, mas a vacina da Novavax não deverá ser utilizada em Portugal, uma vez que, segundo foi adiantado em julho, não está incluída no planeamento da vacinação contra a Covid-19.
#Communiqué | #COVID19 La HAS intègre deux alternatives aux vaccins à ARNm dans la stratégie vaccinale : le vaccin Nuvaxovid® de #Novavax et le vaccin Covid-19 de #Janssen
— Haute Autorité de santé (@HAS_sante) January 14, 2022
https://t.co/CwVo2qZQUr pic.twitter.com/KN9hjcJiap
Leia Também: França contabiliza mais 305.322 casos de Covid-19 e 227 mortes