O governo australiano anunciou, esta quinta-feira, que o regulador de medicamentos do país, a Therapeutic Goods Administration (TGA), aprovou pela primeira vez dois tratamentos orais para a Covid-19.
Lagevrio (molnupiravir) e Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir), são os medicamentos aprovados e serão administrados por profissionais de saúde em circunstâncias limitadas, numa fase inicial.
Segundo a informação divulgada hoje, no site do governo australiano, estes “são tratamentos antivirais orais que se mostraram eficazes no tratamento de pessoas com Covid-19 leve a moderada que têm alto risco de progredir para doença grave, reduzindo internamentos em hospitais e Unidades de Cuidados Intensivos e morte potencial”.
O governo garantiu o acesso a 300 mil medicamentos de Lagevrio, da Merck Sharp & Dohme (MSD), e 500 mil de Paxlovid, da Pfizer, que serão fornecidos ao longo de 2022, esperando-se as primeiras entregas já nas próximas semanas.
Os medicamentos precisam de receita médica e serão tomados a cada 12 horas durante cinco dias, atuando de forma a evitar que o vírus se multiplique.
O governo australiano adianta ainda que os ensaios clínicos indicam uma redução do risco de hospitalização ou morte em pessoas infetadas com Covid-19 que correm alto risco de progredir para doença grave.
Leia Também: Covid-19: Áustria cria lotaria com prémios de 500 euros para vacinados