O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou esta segunda-feira que o mundo está a atravessar um “momento crítico” da pandemia de Covid-19 e apelou para que os países “trabalhem em conjunto” para “colocar fim a esta fase”.
“A pandemia de Covid-19 está agora a entrar no seu terceiro ano e estamos num momento crítico”, afirmou em conferência de imprensa.
O responsável frisou ainda que “temos de continuar a trabalhar juntos para colocar um fim a esta fase da pandemia”. “Não podemos permitir que se arraste, que oscile entre o pânico e negligência”, reiterou.
O alerta de Tedros Adhanom Ghebreyesus surge depois de, no domingo, o diretor da OMS Europa, Hans Kluge, afirmar que a variante Ómicron, que pode infetar 60% dos europeus até março, iniciou uma nova fase da pandemia de Covid-19 na Europa que a pode aproximar do seu fim.
"É plausível que a região esteja a chegar ao fim da pandemia", disse o principal responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) na Europa, ainda assim pedindo cautela, devido à imprevisibilidade do vírus.
Leia Também: OMS admite que pandemia pode terminar em breve na Europa