A Câmara Municipal de San José, Califórnia, nos Estados Unidos, votou esta terça-feira à noite para adotar um requisito que exige que a maioria dos proprietários de armas paguem uma taxa e tenham um seguro de responsabilidade civil, noticia a CNN.
A cidade de Silicon Valley quer, assim, reduzir o risco de crimes com armas de fogo, incentivando comportamentos mais seguros e aliviando os contribuintes do fardo financeiro da violência armada.
A votação foi realizada em duas partes: a primeira que aprovou a maior parte do projeto de lei, incluindo os seguros, e a segunda que aprovou o que é relativo às taxas. A votação dos seguros passou por 10-1, enquanto a votação das taxas passou por 8-3.
A portaria deve ser aprovada no próximo mês e deverá entrar em vigor em agosto. "Certamente que a Segunda Emenda protege o direito de cada cidadão a possuir uma arma. Não exige que os contribuintes subsidiem esse direito", disse o Presidente da Câmara Democrata, Sam Liccardo, segunda-feira numa conferência de imprensa.
Apenas 52% dos americanos inquiridos no final de 2021 disseram que "as leis que cobrem as vendas de armas de fogo" deveriam ser mais rigorosas, o número mais baixo sobre a questão desde 2014. Entretanto, existe uma correlação direta nos estados com leis mais fracas sobre armas de fogo e taxas mais elevadas de mortes por armas, incluindo homicídios, suicídios e mortes acidentais, diz um estudo recente.
Leia Também: Supremo Tribunal aceita ouvir argumentos contra discriminação positiva