O ministério da Saúde italiano anunciou, esta quarta-feira, que o governo vai aliviar restrições para todos os visitantes que venham de países da União Europeia. A medida vai ser implementada a 1 de fevereiro.
Segundo a determinação hoje assinada pelo ministro da Saúde, Roberto Speranza, os viajantes de países da União Europeia precisarão apenas de um “passe verde” (certificado digital Covid).
A restrição, que estava em vigor desde o dia 14 de dezembro de 2021, determinava que os cidadãos europeus tinham de fazer um teste Covid antes de partir do local de origem. Na altura, a justificação dada pelo governo para isso foi a rápida disseminação da variante Ómicron e consequente aumento de casos no país.
Recorde-se que o ministério da Saúde italiano contabilizou, no último dia, 167.206 novos casos e 426 mortes associadas à Covid-19, registando menos casos do que no dia de ontem.
Soube-se ainda hoje que os internamentos nos hospitais estão a diminuir, registando-se pela primeira vez este ano menos internados em enfermaria (menos 36) e em cuidados intensivos (menos 26), algo que abre portas a um relaxamento das medidas restritivas.
Leia Também: Menos casos e óbitos em Itália. Hoje são 167.206 infeções e 426 óbitos