As autoridades holandesas identificaram, numa quinta em Haia, um surto daquilo que suspeitam ser uma estirpe altamente contagiosa da gripe das aves. De acordo com a Reuters, o Ministério da Agricultura adiantou, numa declaração proferida esta terça-feira, que cerca de 168.000 frangos serão agora abatidos por terem contraído a doença.
Ao que as autoridades puderam apurar, não existem outras explorações avícolas nas proximidades da referida quinta. Porém, aquelas que se localizem num raio de 10 quilómetros da mesma foram proibidas de transportar ovos, aves de capoeira e resíduos das mesmas, com o objetivo de conter a propagação do vírus H5N1, adiantou o Ministério da Agricultura dos Países Baixos.
Segundo a Reuters, centenas de milhares de frangos, patos e perus, bem como dezenas de aves selvagens, foram já abatidos no país desde que começaram a ser identificados surtos da gripe aviária, no ano passado.
Surtos do vírus H5N1 têm também sido recentemente identificados noutros países europeus. É o caso de França, cujo governo optou por abater 2,5 milhões de aves para conter a propagação da doença no sudoeste do país, adianta o jornal francês Le Monde.
Em Portugal, foram já identificados pelo menos seis focos de de infeção por gripe das aves. O último registou-se na Lagoa de Santo André, distrito de Setúbal, depois de um ganso ter sido diagnostica com a doença, avançou a Lusa.
Leia Também: Cisnes da rainha Isabel II atingidos pela gripe das aves