A Catalunha, comunidade autónoma espanhola, decidiu acabar com as restrições mais pesadas que ainda vigoravam e o regresso à vida noturna vai acontecer como antes da pandemia.
A partir de dia 11 de fevereiro, não há limites de lotação, de horário ou necessidade de apresentação do certificado Covid nas discotecas.
Também nas escolas há mudanças deixando para trás as quarentenas. Após aconselhado por pediatras, o Executivo decidiu pôr fim, ainda antes do final do mês, ao confinamento nas escolas de alunos sem sintomas e não positivos para a Covid-19
“O Governo considera que, com o abrandamento da sexta vaga, e depois de retiradas as medidas restritivas, é necessário alterar os protocolos escolares”, admitiu a porta-voz do Governo, Patrícia Plaja.
A decisão de retirar as quarentenas ocorre depois de a Sociedade Catalã de Pediatria ter exigido a retirada das máscaras nas escolas, tanto dentro da sala de aula quanto no recreio. Pediu ainda que se eliminassem os "grupos de convivência estável" e se pusesse fim às quarentenas e testagem massiva. O objetivo é que a Covid passe a ser tratada como qualquer outro vírus.
Leia Também: Depois do Canadá, protestos contra medidas Covid chegam à Austrália