Reclusos das prisões federais nos EUA confinados às celas após rixa

Todos os reclusos em prisões federais nos Estados Unidos têm estado confinados às suas celas desde segunda-feira, quando as autoridades prisionais americanas reforçaram as medidas de segurança, após uma rixa que causou dois mortos num estabelecimento do Texas.

Notícia

© iStock

Lusa
02/02/2022 06:43 ‧ 02/02/2022 por Lusa

Mundo

EUA

Uma violenta luta começou ao meio-dia de segunda-feira entre vários reclusos na prisão de segurança máxima em Beaumont, Texas. Os guardas acalmaram a situação, mas dois homens foram mortos e outros dois ficaram feridos no confronto, de acordo com uma declaração do Bureau of Prisons.

"Por precaução, o Bureau of Prisons assegurou que todos os estabelecimentos mantinham a calma", disse o seu porta-voz, Emery Nelson, acrescentando: "Acreditamos que esta medida não vai durar muito".

As lutas não são incomuns nas prisões dos Estados Unidos, mas normalmente as medidas de segurança tomadas - confinamento dos reclusos, suspensões de visitas - aplicam-se apenas às instalações envolvidas.

Desta vez, a violência envolveu membros de gangues rivais em várias prisões, de acordo com relatos dos meios de comunicação social norte-americanos, e as autoridades acreditam que a retaliação é possível em diferentes centros de detenção.

As cerca de 120 prisões federais albergam apenas uma pequena parte da população prisional dos Estados Unidos - pouco mais de 150.000, dos mais de dois milhões no total.

Em 2019, registaram-se 11 homicídios nas prisões federais e 143 nas prisões estatais, de acordo com estatísticas oficiais.

Leia Também: Prisão preventiva para filho que maltratou mãe em Leiria

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas