A Suécia adiantou estar disponível para disponibilizar, ao longo de um período de três anos, 50 milhões de coroas suecas (4,8 milhões de euros) para fomentar o desenvolvimento económico, o diálogo e a resiliência da Ucrânia, país que é neste momento dominado pela incerteza derivada de uma eventual invasão russa.
Segundo a Reuters, o dinheiro será enviado para o 'Fundo de Parceria para uma Ucrânia Resiliente', lançado em conjunto com o Reino Unido, a Suíça e os Estados Unidos. O montante trata-se, deste modo, de um acréscimo aos 240 milhões de coroas (23 milhões de euros) que a Ucrânia recebe anualmente da Suécia, para potenciar a reforma da sociedade civil.
"Este fundo vai contribuir para reforçar a resiliência da Ucrânia", apontou a ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Ann Linde, numa declaração. "Será capaz de responder rápida e flexivelmente às necessidades que se desenvolvem e que se materializaram como resultado da agressão russa desde 2014", acrescentou a responsável pela mesma pasta.
As tensões entre a Rússia e a Ucrânia têm vindo a crescer em tempos recentes, com Moscovo a contar atualmente com mais de 100.000 tropas na fronteira ucraniana. Os países ocidentais dizem, neste âmbito, recear que a Rússia possa estar a planear invadir o país vizinho.
Leia Também: EUA apontam preocupações da Rússia face à NATO como pretexto para invasão