Mika, Laura Pausini e Alessandro Cattelan vão apresentar a Eurovisão 2022

O 66.º Festival Eurovisão da Canção vai decorrer em Turim, em Itália, depois da vitória do grupo Måneskin o ano passado.

Notícia

© Reprodução/ RAI

Sara Gouveia
03/02/2022 09:25 ‧ 03/02/2022 por Sara Gouveia

Cultura

Eurovisão

Estão escolhidos oficialmente os apresentadores do Festival Eurovisão da Canção de 2022. São eles Mika, Laura Pausini e Alessandro Cattelan. O anúncio foi feito durante a segunda noite do Festival de Sanremo, o certame onde é selecionado o representante de Itália, na noite de quarta-feira.

Mika dispensa apresentações. Desde o seu single de estreia Grace Kelly, 2007, o cantor e compositor britânico tem desfrutado de uma carreira de sucesso mundial. “Mais do que nunca acredito na importância de uma comunidade internacional, nos nossos valores comuns. Acredito na união das pessoas, em derrubar muros para celebrar as nossas semelhanças tanto quanto as nossas diferenças. Podemos fazê-lo graças à música, que é a forma de expressão mais universal. A Eurovisão é isso e muito mais!", disse o artista em declarações ao site do festival, Eurovision.tv. 

Por seu lado, Laura Pausini, é a  artista italiana mais conceituada internacionalmente. Venceu o Festival de Sanremo em 1993, já ganhou vários prémios incluindo quatro Grammys latinos, um Grammy, um Globo de Ouro e foi nomeada, o ano passado, para um Óscar, com a sua canção 'Io sì'. "Estou feliz que a Eurovisão esteja finalmente de volta a Itália e honrada por apresentar um evento tão importante, juntamente com meus amigos Mika e Ale!", referiu ao mesmo meio de comunicação.

Alessandro Cattelan, para Portugal talvez um ilustre desconhecido, mas comemora 20 anos de carreira como apresentador e há poucos rostos mais reconhecíveis na televisão italiana. É criador e apresentador de 'late shows', conteúdos de entretenimento e novos formatos. Já apresentou programas como o The X Factor (Itália). “É uma honra ter sido convidado para apresentar a Eurovisão 2022, é um dos programas mais vistos e conhecidos do mundo e este ano organizá-lo em Itália representa uma grande oportunidade e é um evento histórico para nosso país", rematou o último elemento do trio.

O 66.º Festival Eurovisão da Canção vai decorrer em Turim, em Itália,  a 10, 12 e 14 de maio, na sequência da vitória do grupo Måneskin, o ano passado, com o tema 'Zitti e Buoni'. Portugal vai atuar na primeira semifinal, que acontece a 10 de maio, segundo ditou o sorteio.

Este ano irão estar em concurso 36 países, divididos por duas semifinais (em 10 e 12 de maio) e uma final (em 14 de maio). Em cada semifinal são apurados 10 países que se juntam aos ‘Big 5’ - Alemanha, Espanha, Itália, França e Reino Unido - e ao vencedor da última edição. Contudo, este ano, Itália já faz parte dos países que se qualificam automaticamente para a final.

Leia Também: Portugal regressa aos palcos da Eurovisão em 10 de maio

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas