Os esforços de salvamento de Rayan, o menino de cinco anos que caiu num poço de 32 metros na terça-feira à noite, na província marroquina de Chefchaouen, entraram oficialmente no terceiro dia.
Esta quinta-feira, as equipas de salvamento conseguiram fazer-lhe chegar oxigénio e água, tendo obtido uma resposta por parte da criança. Foi também colocada uma câmara junto do menino para o monitorizar, segundo a agência noticiosa de Marrocos MAP.
“Consegui comunicar com a criança e perguntei se me conseguia ouvir. Houve resposta. Esperei um minuto e vi que ele começou a usar o oxigénio”, relatou o voluntário Imad Fahmy.
O menino estaria a brincar perto do poço quando caiu cerca de 32 metros. Através da câmara, os socorristas conseguiram confirmar que a criança ainda está viva e consciente, ainda que aparente ter sofrido ferimentos na cabeça.
الحمد لله ولدنا مازال يقاوم ، فيديو هاد المساء#انقذوا_ريان pic.twitter.com/T6yKUcYSWa
— 𝔐𝔲𝔥𝔞𝔪𝔪𝔢𝔡 🇲🇦 ⵣ (@YariMuhamed) February 4, 2022
Até ao momento, já terá sido possível perfurar 25 metros através de um buraco paralelo ao poço, conforme adiantou Abdelhadi Tamarani, membro da equipa de resgate, à 2M.
Tamarani assegurou que, no local, está também mobilizado um helicóptero da Royal Gendarmerie e uma ambulância, salientando que estão a dar o seu melhor “para trazer o pequeno Rayan a são e salvo à sua família”.
Ainda assim, as autoridades permanecem receosas de que qualquer interferência no poço poderá causar um deslizamento de terras e magoar a criança. Na verdade, Mustapha Baitas, porta-voz do governo, adiantou à MAP que a natureza do solo não permite o uso de certas máquinas, o que poderá complicar a operação de resgate.
Também Mohamed Yassin El Quahabi, presidente da associação local de atividades de montanhismo, disse à BBC que o problema do resgate passa pelo facto de que “o diâmetro do buraco é muito, muito pequeno, cerca de 25 centímetros”.
“Aos 28 metros ficou ainda mais pequeno, e não conseguimos alcançá-lo.”
A operação tem atraído a solidariedade da população, que tem vindo a divulgar, em grande escala, fotografias e mensagens de solidariedade para com a criança e a sua família nas redes sociais. A hashtag '#SaveRayan', por sua vez, tem vindo a ganhar destaque nestas plataformas.
Veja as imagens.
Leia Também: Marrocos. Menino de cinco anos preso num poço há mais de dois dias