O presidente russo Vladimir Putin esteve presente esta sexta-feira em Pequim, onde participou na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022. No entanto, durante a passagem do desfile da Ucrânia adormeceu, e tudo ficou gravado em vídeo que foi partilhado nas redes sociais.
Muitos utilizadores do Twitter consideram que este ato não passou de uma encenação do presidente russo, tendo em conta o conflito latente entre a Rússia e a Ucrânia.
Os jogos Olímpicos de Inverno 2022 iniciaram-se hoje, com a cerimónia de abertura e vão durar até ao dia 20 de Fevereiro.
A cerimónia de abertura foi hoje em Pequim, na China, onde estiveram presentes vários chefes de estado, como Vladimir Putin ou Xi Jinping, o líder chinês.
Recorde-se que alguns estados optaram por fazer um boicote diplomático a estes jogos por discordarem da política de direitos humanos na China. Entre os países que não vão ter representação diplomática estão os Estados Unidos que foram os primeiros a iniciar o boicote, o Reino Unido, o Canadá e a Austrália.
Também o Parlamento Europeu recomendou aos Estados-membros um “boicote diplomático e político”. Quanto a Portugal, também não terá qualquer representação diplomática nos jogos.
Os jogos vão contar com quase 2.900 atletas, entre eles três portugueses: Ricardo Brancal e Vanina de Oliveira Guerillot, no esqui alpino, e José Cabeça, no esqui de fundo.
Veja na galeria este vídeo do presidente russo Vladimir Putin a adormecer (ou a fingir adormecer) durante a passagem da comitiva ucraniana.
Leia Também: Jogos Olímpicos de Inverno: As melhores imagens da cerimónia de abertura