O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, sugeriu esta quarta-feira uma "pausa" nas relações diplomáticas com Espanha. Isto depois de ter já, por várias vezes, acusado os espanhóis de saquear o país que dirige, numa alusão às narrativas coloniais que ligam ambas as nações.
Em declarações proferidas numa conferência de imprensa, Lopez Obrador disse que o país vai assim tirar um tempo para "respirar", embora sem quebrar quaisquer laços diplomáticos com Espanha. Isto porque, na sua perspetiva, "a relação" entre ambos "não é boa neste momento", avança a Reuters.
Lopez Obrador tendo vindo a acusar repetidamente as empresas espanholas, particularmente as que operam no setor da energia, de se aproveitarem do México, comparando as suas ações às realizadas pelos "saqueadores da era colonial".
O presidente mexicano afirma assim que tem existido uma "promiscuidade económica" entre o México e a Espanha durante anteriores governações, período durante o qual o México foi "saqueado". "Portanto o melhor é dar uma pausa, uma pausa para respirar", finalizou o presidente mexicano.
Leia Também: Acampamento com centenas de migrantes desmantelado no norte do México