Vídeos partilhados nas redes sociais mostram várias viaturas militares russas a dirigirem-se para a fronteira do país junto à Ucrânia, na segunda-feira. As movimentações aconteceram dias antes da alegada data avançada pelo Ocidente para um possível ataque da Rússia à Ucrânia, dia 16 de fevereiro.
Os tanques da Federação Russa foram filmados a dirigir-se para a fronteira ucraniana, segundo reportaram várias pessoas nas redes sociais. As viaturas foram filmadas na zona de Belgorod, a 40 quilómetros da Ucrânia, reportou o jornal romeno Bugetul.
Segundo reportou este mesmo meio, este será o 1.º Batalhão Tanque do exército russo a avançar em direção à fronteira ucraniana.
As imagens foram partilhadas na madrugada de segunda-feira, causando alarme. Contudo, esta terça-feira, o ministério da Defesa russo anunciou que as forças militares russas posicionadas há semanas perto da fronteira ucraniana começaram a regressar às suas bases.
Este anúncio é o primeiro sinal de um recuo de Moscovo na crise com a Ucrânia e os países ocidentais que dura desde o final de 2021.
A retirada também ocorre antes da reunião marcada para hoje entre o Presidente russo, Vladimir Putin, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, que será recebido no Kremlin após uma visita do seu homólogo francês, Emmanuel Mácron, na semana passada.
Antes do encontro com Olaf Scholz, a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã apelou à Rússia para que retirasse as tropas da fronteira com a Ucrânia. "A situação é particularmente perigosa e pode degenerar a qualquer momento (...) e devemos usar todas as oportunidades de diálogo para alcançar uma solução pacífica", disse Annalena Baerbock num comunicado.
Leia Também: Zelenskiy pede que se erga bandeiras da Ucrânia em dia de possível ataque