Depois de o pico da quinta vaga da pandemia aparentar ter passado na Alemanha, o país decidiu começar a aliviar as restrições de combate à Covid-19. O anúncio foi feito pelo chanceler Olaf Scholz esta quarta-feira, que salientou, no entanto, que a crise pandémica ainda não terminou.
Após uma reunião com os chefes dos estados federais, o chefe de Estado avançou que a Alemanha já está pronta para dar mais um passo em frente no modo de lidar com a doença. Para tal, o Executivo terá delineado um plano composto por três fases distintas.
"Depois destes longos dois anos, merecemos que as coisas voltem a melhorar de alguma forma e parece que é exatamente isso que temos à nossa frente", disse Scholz em declarações aos jornalistas.
Olaf Scholz disse que o otimismo sobre a situação pandémica não significava que a pandemia tivesse terminado, uma vez que novas variantes e um agravamento da situação ainda podiam ser esperados no próximo outono e inverno. Por isso, acrescenta que ainda é necessário um mandato de vacinação obrigatória para a população em geral.
"Devemos não ficar descuidados com todo o otimismo e confiança a que começamos a assistir. É por isso que temos de dizer claramente que a pandemia ainda não acabou", acrescentou Scholz.
Na primeira etapa do plano agora divulgado, que deverá entrar em vigor nos próximos dias, serão levantadas as restrições aplicadas aos encontros privados que ocorram em espaços fechados, para todas as pessoas vacinadas ou que já recuperaram da doença. A obrigatoriedade de apresentação de certificado de vacinação ou de teste negativo à entrada de estabelecimentos diversos vai também acabar, embora o uso de máscara continue a ser exigido.
Num segundo momento, vigorando a partir de 4 de março, a capacidade máxima permitida para eventos ao ar livre aumentará para as 25.000 pessoas. Já os clubes noturnos irão reabrir, embora só para aqueles que tenham recebido três doses da vacina ou para aqueles que, tendo levado duas doses, apresentem um teste negativo à doença. Os alemães não vacinados serão, por sua vez, autorizados a entrar em estabelecimentos de restauração, desde que apresentando um teste negativo, a partir dessa mesma data.
As restantes restrições, incluindo as regras que incentivam ao teletrabalho, deverão expirar a 20 de março. Ainda assim, manter a distância para com as outras pessoas e usar máscaras em espaços fechados e nos transportes públicos permanecerá em vigor para além desse dia.
Leia Também: Alemanha vai homenagear anualmente vítimas do terrorismo a 11 de março