Brasil aprova registo do primeiro autoteste à Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda que o autoteste seja realizado "entre o 1.º e o 7.º dia do início de sintomas".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
17/02/2022 23:15 ‧ 17/02/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil aprovou esta quinta-feira o primeiro autoteste de despiste ao vírus SARS-CoV-2. 

“A Anvisa aprovou esta quinta-feira (17/2) o primeiro autoteste para Covid-19 do Brasil. O produto registado pela Agência é o Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda. O produto Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno foi aprovado para uso com amostra de 'swab' nasal não profunda, com resultado após 15 minutos”, lê-se em comunicado.

A agência explica ainda que a avaliação do autoteste demorou um total de 16 dias, sendo que quatro destes foram utilizados pela empresa que solicitou a aprovação para responder às exigências técnicas.

O produto respondeu aos critérios exigidos, nomeadamente a "usabilidade e o gerenciamento de risco", e foi ainda alvo de uma análise por parte do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, "conforme estabelecido no Plano Nacional de Expansão da Testagem do Ministério da Saúde brasileiro".

De acordo com as recomendações da Anvisa, o autoteste deve ser “feito entre o 1.º e o 7.º dia do início de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza, dores de cabeça e no corpo”.

Leia Também: Covid. Brasil volta a registar mais de mil óbitos nas últimas 24 horas

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas