Na sequência do alívio das medidas de combate à Covid-19, aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, promulgou ontem o decreto-lei que estabelece o aligeirar das restrições, incluindo o fim da recomendação do teletrabalho e do confinamento de pessoas consideradas contactos de risco de infetados, entretanto publicado em Diário da República.
Segundo o relatório ‘Monitorização das linhas vermelhas para a Covid-19’, divulgado esta sexta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), mais de 30% das vítimas mortais registadas em janeiro estavam já vacinadas com a dose de reforço da vacina.
Esta manhã, as crianças entre os cinco e os 11 anos voltam a poder receber a vacina contra a Covid-19, naquele que é um período dedicado a esta faixa etária, com cerca de 50% de inoculações, de acordo com os dados revelados pelo Governo.
Lá fora, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou que o Egito, Quénia, Nigéria, Senegal, África do Sul e Tunísia serão os primeiros seis países que receberão a tecnologia necessária para produzirem vacinas mRNA no continente africano, à margem da cimeira União Europeia/União Africana (UE/UA), que decorre desde quinta-feira em Bruxelas.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h00 - Boa noite! Encerramos aqui o acompanhamento AO MINUTO da pandemia em Portugal e no Mundo. Retomamos todas as notícias sobre a Covid-19 na manhã de domingo.
22h25 - Brasil regista 108.725 novos casos de Covid-19 e 851 óbitos
Brasil registou este sábado 108.725 casos de Covid-19 e 851 vítimas mortais, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
19h05 - Polícia de Otava usa "substâncias químicas" contra manifestantes "agressivos"
A polícia de Otava adiantou hoje ter usado "substâncias químicas" para dispersar centenas de camionistas "agressivos" que estão a bloquear esta cidade no Canadá, depois de mais de três semanas de protestos contra as restrições da covid-19.
19h00 - ECDC diz que Portugal não enviou dados de testes, DGS garante que sim
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças diz que Portugal não enviou os dados de testes referentes a esta semana, mas a Direção-Geral da Saúde garante que fez "o procedimento habitual".
17h24 - Mais 21.601 pessoas vacinadas com dose de reforço nas últimas 24 horas
Portugal já administrou 5.804.280 doses de reforço da vacina contra a Covid-19, 21.601 das quais na sexta-feira, segundo os dados revelados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no relatório de vacinação diário.
Consulte o Relatório Diário de Vacinação contra a COVID-19 e contra a Gripe de hoje. #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson #sejaumagentedesaudepublica pic.twitter.com/TOQJtgXJaI
— DGS (@DGSaude) February 19, 2022
17h00 - Pandemia alivia em Itália. Menos novos casos, mortes e internamentos
Itália registou este sábado mais 50.534 infeções por Covid-19 e 252 óbitos, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde italiano. Em relação à véspera, há uma diminuição de 3.128 contágios (53.662) e 62 mortes (314).
#Covid19 - La situazione in Italia al 19 febbraio: https://t.co/9bTOsOiTgh pic.twitter.com/ZwWAidRCWE
— Ministero della Salute (@MinisteroSalute) February 19, 2022
16h40 - Novos casos de Covid-19 e vítimas mortais diminuem no Reino Unido
O Reino Unido registou este sábado 34.377 casos do vírus SARS-CoV-2 e 128 vítimas mortais, de acordo com o Departamento de Saúde e de Assistência Social britânico.
15h50 - Trabalhadores cristãos ibéricos alertam para a situação dos precários
Os movimentos de trabalhadores cristãos de Portugal e Espanha manifestam-se preocupados face aos efeitos da pandemia de covid-19 no agravamento da situação dos trabalhadores mais precários.
15h17 - Portugal com mais 14.160 casos e 37 mortes por Covid-19
Portugal soma 14.160 novos casos e 37 mortes associadas à Covid-19, conforme os dados divulgados este sábado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Há ainda a registar mais 26.828 recuperados, o que se traduz em 2.653.048 pessoas já curadas da doença. Quanto aos internamentos, estão menos 137 pessoas hospitalizadas desde ontem, num total de 1.799.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 19 de fevereiro. Consulte o relatório completo em https://t.co/MZznkQjaiA#DGS #estamoson #sejaumagentedesaudepublica pic.twitter.com/4VzJnOgAJ3
— DGS (@DGSaude) February 19, 2022
15h08 - Próxima pandemia pode surgir da Amazónia
Investigadoras brasileiras disseram à Lusa que a desflorestação na Amazónia brasileira, com um novo recorde em janeiro, torna cada vez mais possível que a próxima pandemia possa surgir da maior floresta tropical do mundo.
15h07 - Prevenir pandemias pode salvar 1,6 milhões de vidas por ano
Investigadoras brasileiras disseram à Lusa que investir na prevenção de pandemias menos de 10% das perdas económicas causadas por doenças como a covid-19 podia salvar 1,6 milhões de vidas por ano.
12h53 - Açores com 696 novos casos de infeção e 10.689 ativos
Os Açores registaram hoje 696 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e 563 recuperações, tendo agora 10.689 casos ativos de infeção, revelou a Autoridade de Saúde Regional.
11h457 - Cientistas esperam que o seu protagonismo não se esgote na pandemia
Cientistas esperam que o protagonismo que a pandemia da covid-19 lhes deu possa ser um rastilho para uma presença mais assídua da sua intervenção no espaço público e mediático e como suporte de decisões políticas.
11h45 - Novas medidas de alívio das restrições começam hoje
As novas medidas de alívio das restrições impostas pela pandemia de covid-19, como o fim da exigência de certificado digital, do teletrabalho e do isolamento de contactos de risco, entram hoje em vigor.
10h06 - Cientistas saíram do laboratório para a casa dos portugueses
Com a pandemia de covid-19 os cientistas saíram do laboratório para a casa dos portugueses através dos jornais, rádios e televisões, onde diariamente, nos últimos dois anos, deram esclarecimentos, explicações e opiniões, nem sempre consensuais, nem sempre bem acolhidas.
08h42 - Mais de 100 detidos no protesto de camionistas em Otava
A polícia canadiana prendeu mais de 100 pessoas e rebocou cerca de duas dúzias de veículos do autodenominado 'Freedom Convoy' ('Comboio da Liberdade', em tradução livre), numa tentativa de colocar um ponto final aos protestos contra as restrições à Covid-19 que têm assolado a capital federal canadiana ao longo das últimas três semanas.
07h27 - Crianças voltam a ser vacinadas hoje de manhã
As crianças entre os 5 e os 11 anos voltam a poder receber a vacina contra a Covid-19 hoje de manhã, um período dedicado a esta faixa etária que, segundo o Governo, está cerca de 50% vacinada.
07h25 - Pelo menos 70 detidos no protesto de camionistas em Otava
A polícia canadiana disse ter prendido, pelo menos, 70 pessoas ao mesmo tempo que afirma ter feito avanços na desmobilização de camionistas que paralisaram Otava durante três semanas num protesto contra as restrições da Covid-19.
07h24 - Alteração às medidas Covid-19 publicada em Diário da República
O decreto-lei que altera e simplifica as medidas no âmbito da pandemia de Covid-19, incluindo fim da recomendação do teletrabalho e do confinamento de pessoas consideradas contactos de risco de infetados, foi publicado na sexta-feira em Diário da República.
07h00 - Bom dia! Iniciamos um novo registo de acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link.
Leia Também: AO MINUTO: Luz verde ao alívio de medidas; Casos? "Tendência decrescente"