O secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, cancelou hoje a reunião que tinha com o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, após o avanço da Rússia na Ucrânia.
"Agora que vemos que a invasão está a começar e a Rússia deixou clara a sua rejeição total à diplomacia, não faz sentido avançar com esta reunião neste momento", disse Blinken, acrescentando que todos os aliados e parceiros foram consultados e "todos concordam".
Recorde-se que o ministro dos negócios estrangeiros, Sergey Lavrov, tinha aceitado reunir-se com o secretário de estado norte-americano Antony Blinken, na quinta-feira, em Genebra, para falar sobre a questão de segurança e a escalada militar na fronteira com a Ucrânia.
Moscovo continua a negar qualquer plano de ataque, afirmando que o avanço na Ucrânia se trata de uma missão de paz, mas pede garantias de que a Ucrânia nunca se junte à NATO e que as potências ocidentais retirem as suas forças da Europa de Leste. Os Estados Unidos e os seus aliados recusam estes pedidos, num conflito diplomático em que uma solução pacífica pela via diplomática parece cada vez mais distante.
[Notícia atualizada às 22h25]
Leia Também: Moscovo apela ao reconhecimento internacional de Lugansk e Donetsk