EUA anunciam início de manobras militares com aliados no leste da Europa

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou o início manobras militares das forças do país na Europa e na África (USAREUR-AF) com os aliados no final deste mês, abrangendo 13 mil participantes de 13 países.

Notícia

© Reuters

Lusa
24/02/2022 06:14 ‧ 24/02/2022 por Lusa

Mundo

Rússia/Ucrânia

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, numa entrevista coletiva na quarta-feira, precisou que os exercícios, denominados "Saber Strike 22", vão durar até março e estavam programados há muito.

"São realizados no inverno para demonstrar a capacidade de operar em condições austeras", disse Jonh Kirby, sem especificar o local dos exercícios.

Inicialmente, de acordo com o site da NATO, esses exercícios foram planeados entre 24 de janeiro e 1 de abril na Estónia, Lituânia, Letónia, Polónia, Eslováquia, República Checa e Noruega.

Segundo o porta-voz do Pentágono, os exercícios servem para demonstrar que as forças dos EUA na Europa podem apoiar as operações em andamento, enquanto realizam treinos pré-planeados, sem prejudicar o seu apoio à NATO e seus parceiros.

As manobras coincidem com o aumento da tensão internacional depois de, na segunda-feira, a Rússia ter reconhecido a independência das autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, no leste europeu, e autorizou o envio de soldados para Donbass.

Leia Também: Ucrânia. Guterres apela a Putin que retire tropas "em nome da Humanidade"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas