Depois de o presidente Volodymyr Zelensky ter lançado um apelo para que os ucranianos dessem sangue, de modo a ajudar os soldados feridos devido invasão russa ao país, que teve início esta madrugada, a população de Kharkiv começou a fazer longas filas à porta de um dos bancos de sangue da cidade.
Emily Upton, jornalista da SkyNews, revelou, no Twitter, que os especialistas disseram que a última vez que tinham assistido a esta escala massiva de doações tinha sido em 2014, durante o conflito no Donbass.
Recorde-se que o presidente da Ucrânia fez, esta manhã, um discurso à nação, onde apelou a que qualquer pessoa com experiência militar se junte à defesa. Garantiu que o governo vai fornecer armas à população e pediu para os cidadãos fazerem doações de sangue, uma vez que há já soldados feridos nos hospitais.
Zelensky, anunciou ainda o corte das relações diplomáticas a Rússia: "Cortámos os laços diplomáticos com a Rússia", disse Zelensky, lembrando que a relação entre Kiev e Moscovo foi mantida mesmo depois de a Rússia ter anexado a península da Crimeia, em 2014.
Veja, em baixo, as imagens reveladas por Emily Upton no Twitter.
Huge queues at blood bank in Kharkiv. Dr says last time he saw this scale of blood donation was during 2014 conflict in Donbas. #ukraine #kharkiv pic.twitter.com/CQMBSypIuA
— Emily Upton (@emupton) February 24, 2022
Leia Também: AO MINUTO: NATO "fará tudo" para defender aliados; Mais explosões em Kiev