Um míssil atingiu, na manhã desta quinta-feira, um bairro residencial da cidade de Kharkiv, na Ucrânia, devido à incursão russa no país, desencadeada por Vladimir Putin esta madrugada. Em imagens difundidas pela agência AFP, é possível ver os residentes dessa zona a fotografarem e inspecionarem os danos causados.
Segundo o serviço nacional de polícia da Ucrânia, já foram levados a cabo 203 ataques por forças russas desde o início da invasão. As autoridades confirmaram ainda que os confrontos estão, neste momento, a acontecer em quase todo o território ucraniano.
A Rússia lançou hoje de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que as autoridades ucranianas dizem ter provocado dezenas de mortos nas primeiras horas.
#VIDEO: Residents in the Ukrainian city of Kharkiv take photos and inspect the damage caused by a missile which landed in the middle of their neighbourhood pic.twitter.com/i3xpQajhxL
— AFP News Agency (@AFP) February 24, 2022
O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que o ataque corresponde a um "pedido de ajuda das autoridades das repúblicas de Donetsk e Lugansk", no leste da Ucrânia, cuja independência reconheceu na segunda-feira, e visa a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU.
Leia Também: AO MINUTO: Avião militar cai junto a Kiev; UE garante dificultar invasão