Funcionários da agência governamental de cibersegurança da Ucrânia adiantaram que hackers da vizinha Bielorrússia estão a visar os endereços eletrónicos privados de militares ucranianos e de "indivíduos relacionados", avança a Reuters.
Num anúncio publicado no Facebook, a Equipa de Resposta de Emergência Informática da Ucrânia (CERT) disse que os hackers estavam a utilizar mensagens de correio eletrónico para roubar as senhas de acesso às contas próprias dos militares e, consequentemente, invadir as mesmas. Os infratores recorreram, também, às listas de endereços associadas a essas contas para enviar mensagens "maliciosas".
A CERT atribui as culpas a um grupo com o nome de código "UNC1151" pelos incidentes, identificando os seus membros como sendo oficiais das forças armadas bielorrussas baseados em Minsk.
A Ucrânia tem vindo a ser fustigada por inúmeros ataques informáticos, tanto no período que antecedeu o início da invasão russa, como durante a mesma.
Lembre-se que a Bielorrússia ofereceu o seu território como plataforma de lançamento para as forças russas, dando assim às forças de Moscovo a possibilidade de chegarem rapidamente à capital ucraniana, Kiev.
Leia Também: Conselho Europeu pede a Bruxelas "medidas de contingência" para energia