A guerra que assola território ucraniano traz com elas imagens chocantes de morte e destruição, mas também histórias inspiradoras de um povo que se mantém firme e pronto a defender o seu país.
A imagem de um ucraniano com 80 anos de idade a apresentar-se junto a militares, disposto a juntar-se a eles nesta guerra, já se tornou viral nas redes sociais.
O presidente Volodomyr Zelensky já havia dito que todos são precisos nesta guerra e que a idade não seria motivo de exclusão.
Este idoso nem hesitou em fazê-lo e, segundo se reporta no Twitter, fê-lo "pelos seus netos".
O idoso era um dos muitos homens alinhados e pronto a alistar-se no exército ucraniano. Consigo trazia um saco, onde tinha t-shirts, cuecas, comida e uma escova de dentes.
A história foi inicialmente partilhada pela antiga primeira-dama do pais, Kateryna Yushchenko, mulher de Viktor Yuschenko , presidente da Ucrânia durante 2005 e 2010.
Someone posted a photo of this 80-year-old who showed up to join the army, carrying with him a small case with 2 t-shirts, a pair of extra pants, a toothbrush and a few sandwiches for lunch. He said he was doing it for his grandkids. pic.twitter.com/bemD24h6Ae
— Kateryna Yushchenko (@KatyaYushchenko) February 24, 2022
Recorde-se que são várias as histórias que nos mostram os heróis desconhecidos desta guerra. Um homem, ontem, fez-se explodir para destruir uma ponte e assim impedir a entrada de tropas russas em Kiev. Também um casal, acabado de casar, decidiu passar o seu primeiro dia como marido e mulher a preparar-se para a guerra.
Leia Também: AO MINUTO: Kiev com recolher obrigatório; Melitopol tomada pelos russos