Bélgica envia armas e combustível à Ucrânia e 300 soldados para a Roménia

Em causa estão 2.000 metralhadoras e 3.800 toneladas de combustível para ajudar o governo do Presidente Volodymyr Zelensky a combater as tropas russas.

Notícia

© Getty

Lusa
26/02/2022 16:22 ‧ 26/02/2022 por Lusa

Mundo

Ucrânia

A Bélgica vai enviar 2.000 metralhadoras e 3.800 toneladas de combustível para a Ucrânia para ajudar o governo do Presidente Volodymyr Zelensky a combater as tropas russas, anunciou o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, numa mensagem na rede social Twitter.

As autoridades ucranianas contactaram as autoridades belgas solicitando combustível para o fornecimento ao seu exército e "o nosso país aceitou", disse o primeiro-ministro belga, que também assegurou que o seu país está a proceder a uma "análise mais aprofundada" dos pedidos de Kiev.

A Bélgica vai também enviar 300 soldados para a Roménia como parte da força de reação rápida da NATO, ativada pela primeira vez sexta-feira pelos líderes da Aliança, no contexto da defesa coletiva após a invasão russa da Ucrânia.

A Força de Reação Rápida da NATO conta com 40.000 soldados, incluindo portugueses, e incluiu uma força operacional conjunta de altíssimo nível de prontidão (VJTF), de 8.000 soldados, atualmente comandados pela França.

 

 

Leia Também: AO MINUTO: Ucrânia pede remoção da identificação das ruas e cidades

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas