Civis voluntários estão a juntar garrafas de vidro vazias num parque de estacionamento na cidade de Dnipro, na Ucrânia, para que possam ser usadas pela população em cocktails molotov. De recordar que, além de ter distribuído 18 mil armas, o governo apelou ainda ao povo para que aprendesse a fazer estes dispositivos. A televisão ajudou.
A imagem, que pode ver abaixo, foi publicada pelo The New York Times, e mostra dois homens rodeados de grades cheias de garrafas de vidro, prontas para serem usadas para quem for obrigado a defender-se (ou a sua cidade, neste caso Dnipro) da invasão russa.
Os cocktails molotov são dispositivos artesanais feitos com líquido inflamável colocado dentro de uma garrafa de vidro, com um pano que se incendeia.
Civilian volunteers sorted empty bottles to be used for Molotov cocktails in a parking lot in Dnipro, Ukraine, on Sunday. The city, like many others in Ukraine, is preparing for war, even though Russian soldiers are still some distance away. #UkraineWar #Zelensky #Kyiv #Ukraine pic.twitter.com/q5d3xP1T3Q
— IT Army of Ukraine (@ItArmyOfUkraine) February 27, 2022
De recordar que a Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, através da Bielorrússia ao norte, da Crimeia, território ucraniano que anexou em 2014, ao sul, e do território russo a nordeste e a leste. As autoridades ucranianas disseram hoje que pelo menos 198 pessoas foram mortas, incluindo civis, desde o início do ataque russo.
Leia Também: AO MINUTO: Dissuasão nuclear em alerta; Rússia e Ucrânia reúnem-se