A Rússia pode estar, neste momento, a preparar um plano que, na perspetiva de Vladimir Putin, seja capaz de justificar a introdução de militares bielorrussos nas ofensivas que o país está a levar a cabo em território ucraniano.
Segundo avançam os Serviços de Inteligência da Ucrânia, numa publicação no Facebook, a Rússia está já a "preparar uma provocação deliberada para justificar a introdução de tropas bielorrussas" em terreno ucraniano.
Segundo os dados que a entidade ucraniana diz ter recolhido até ao momento, existem já "cerca de 300 tanques bielorrussos" perto da fronteira do país com a Ucrânia. Porém, a coluna militar em causa ainda não terá entrado em território ucraniano.
Os Serviços de Inteligência deixam assim um alerta para a possibilidade de ocorrência de um "ataque planeado das tropas bielorrussas" - apesar de, até ao momento, o país ter negado qualquer papel na invasão russa em território ucraniano.
Estas informações surgem na véspera do segundo momento de conversações que colocará, uma vez mais, Kyiv e Moscovo 'frente a frente', com o objetivo de se discutir as possibilidades de se atingir um cessar-fogo.
Leia Também: Líder da oposição bielorussa assina declaração de apoio à Ucrânia