O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenksy, agradeceu, esta quarta-feira, o voto de condenação à Rússia aprovado pela Assembleia-Geral (AG) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Agradeço a aprovação da AG da ONU, com uma maioria de votos sem precedentes, da resolução que exige à Rússia que pare imediatamente o ataque traiçoeiro à Ucrânia”, começou por escrever o político na rede social Twitter.
“Estou grato a todos e a todos os Estados que votaram a favor. Escolheram o lado correto da história”, frisou.
Zelensky considerou ainda que os resultados - 141 votos a favor, 35 abstenções e cinco votos contra - “mostram de forma convincente que uma coligação global anti-Putin foi formada e está a funcionar”.
“O mundo está connosco. A verdade está do nosso lado. A vitória será nossa”, rematou.
2/2 Destructive results of the vote in 🇺🇳 for the aggressor convincingly show that a global anti-Putin coalition has been formed and is functioning. The world is with us. The truth is on our side. Victory will be ours 🇺🇦!
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 2, 2022
A resolução que condena a invasão russa da Ucrânia foi hoje aprovada, com o apoio de 141 dos 193 Estados-membros das Nações Unidas.
O texto "condena fortemente a agressão da Federação russa contra a Ucrânia" e pede que forças militares russas sejam "imediatamente, completamente e incondicionalmente retiradas".
Recorde-se que na passada quinta-feira, a Rússia lançou uma ofensiva militar na Ucrânia. Segundo os últimos dados, mais de dois mil civis ucranianos morreram desde então e cerca de um milhão de pessoas abandonaram o país.
Leia Também: AO MINUTO: ONU aprova voto de condenação à Rússia; Negociações adiadas