A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) lamentou hoje a morte de um dos membros da sua Missão Especial de Observação na Ucrânia (SMM), durante os bombardeamentos de ontem em Kharkiv.
Maryna Fenina estava a "recolher bens essenciais para a sua família, numa cidade que se transformou num cenário de guerra", indica o organismo, em comunicado.
"Em Kharkiv e outras cidades na Ucrânia, mísseis e bombas estão a atingir edifícios residenciais e centros das cidades, matando e ferindo civis inocentes - mulheres, homens e crianças", diz a OSCE, condenando "veemente a escalada dos bombardeamentos em áreas urbanas, que estão a causar danos e morte a civis".
Maryna Fenina, a national member of the OSCE Special Monitoring Mission to Ukraine, died in shelling in Kharkiv yesterday. @OSCE Chairman-in-Office, FM @RauZbigniew and @HelgaSchmid_SG extend their most heartfelt condolences to Maryna’s loved ones.https://t.co/ZvB4EoyVFD pic.twitter.com/VDgdDpPnOw
— Polish OSCE Chairmanship 2022 (@PLinOSCE) March 2, 2022
O organismo apela também à Federação russa para que "cesse imediatamente as hostilidades e participe num diálogo com propósito", ao mesmo tempo que lamenta a morte de Fenina, um "membro valioso" da equipa.
"Os nossos colegas na Ucrânia estão em contacto com a sua família para lhe dar o nosso apoio", remata.
Leia Também: AO MINUTO: Portugueses em "dissuasão" na Roménia; Kherson em mãos russas