O presidente da Câmara da capital da Lituânia não teve problemas em 'sujar as mãos' para deixar um aviso ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. Remigijus Simasius decidiu, desta forma, escrever "Putin, Haia está à tua espera" na estrada em frente à embaixada russa em Vilnius.
"A nossa cidade apoia sempre a arte, especialmente a arte que envia uma mensagem de paz", disse Simasius à Reuters, enquanto pulverizava o chão com a referida inscrição, de cerca de 20 metros de comprimento.
Para o presidente da Câmara de Vilnius, a "mensagem de paz" necessária neste momento, que fica marcado pela invasão russa à Ucrânia, é a de que os "criminosos de guerra devem acabar em Haia, no tribunal criminal".
Esta iniciativa surge depois da Lituânia ter pedido ao Tribunal Penal Internacional de Haia para investigar os crimes de guerra e contra a humanidade que terão sido cometidos pela Rússia e pela Bielorrússia, na sequência da invasão russa sobre a Ucrânia.
Também em Vilnius, um outro edifício, propriedade de Moscovo, foi 'decorado' com graffitis, podendo ler-se a frase: "Navio russo, vai-te lixar". Em causa estava uma referência clara à resposta dada pelos militares ucranianos instalados no posto ucraniano na Ilha da Cobra, no Mar Negro, quando um navio russo ordenou a sua rendição.
Veja as imagens na galeria acima.
Leia Também: Grupo Anonymous diz ter desativado a agência espacial russa