Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Borrell pede reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU

Em causa está a tomada da central nuclear de Zaporizhzhia pelos russos.

Borrell pede reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU
Notícias ao Minuto

11:33 - 04/03/22 por Hélio Carvalho

Mundo Ucrânia

O Alto Representante da União Europeia para Política Externa, Josep Borrell, apelou esta sexta-feira para a realização de mais uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, devido à situação em Zaporizhzhia.

A central nuclear de Zaporizhzia, situada em Enerhodar, na Ucrânia, é a maior da Europa e foi tomada esta madrugada pelos russos.

No decorrer do ataque, foi registado um incêndio entretanto apagado, mas as autoridades atómicas internacionais, nomeadamente a Agência da Energia Atómica Internacional, garantem que não foi libertado material radioativo durante a madrugada.

Josep Borrell disse no Twitter que os ataques em Zaporizhzhia "podem ter consequências catastróficas" e "têm de parar imediatamente".

"Bombardeamentos e o incêndio na central de Zaporizhzhia podem colocar em perigo toda a Europa", afirmou o chefe da diplomacia europeia.

A central é a segunda a ser tomada pelas tropas russas, depois de Chernobyl ter sido atacada e tomada nos primeiros dias da invasão.

Leia Também: Zelensky acusa Moscovo de recorrer ao "terror nuclear"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório