O Alto Representante da União Europeia para Política Externa, Josep Borrell, apelou esta sexta-feira para a realização de mais uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, devido à situação em Zaporizhzhia.
A central nuclear de Zaporizhzia, situada em Enerhodar, na Ucrânia, é a maior da Europa e foi tomada esta madrugada pelos russos.
No decorrer do ataque, foi registado um incêndio entretanto apagado, mas as autoridades atómicas internacionais, nomeadamente a Agência da Energia Atómica Internacional, garantem que não foi libertado material radioativo durante a madrugada.
Josep Borrell disse no Twitter que os ataques em Zaporizhzhia "podem ter consequências catastróficas" e "têm de parar imediatamente".
Russian attacks in the direct vicinity of Ukraine’s nuclear power plants can have catastrophic consequences. They must stop immediately.
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) March 4, 2022
Shelling & resulting fire at #Zaporizhzhya powerplant can endanger the whole of Europe.
Support call for an emergency @UN Security Council.
"Bombardeamentos e o incêndio na central de Zaporizhzhia podem colocar em perigo toda a Europa", afirmou o chefe da diplomacia europeia.
A central é a segunda a ser tomada pelas tropas russas, depois de Chernobyl ter sido atacada e tomada nos primeiros dias da invasão.
Leia Também: Zelensky acusa Moscovo de recorrer ao "terror nuclear"