Enquanto aviões e helicópteros de ataque russos, equipados com mísseis e metralhadoras, sobrevoam várias cidades da Ucrânia, os soldados ucranianos optaram por aguardar até se conseguirem defender, técnica com a qual, nas últimas 24 horas, conseguiram abater pelo menos oito aviões russos.
Segundo o WST Post, as tropas ucranianas escondem-se nas árvores e esperam que os aviões russos baixem a sua altitude. Em defesa, dispararam mísseis com o intuito de os atingir antes que a tripulação ative infravermelhos e sinalizadores.
Nas redes sociais têm sido divulgadas imagens de caças russos abatidos em território ucraniano por mísseis de militares.
Caças e Bombardeiros russos abatidos no front sul da Ucrânia. Nas fotos um SU-34 e um SU-30. Parece que o sistema de munição guiada russo não está sendo eficiente. Os aviões precisam descer de altitude, ao alcance dos mísseis das forças Ucranianas. #Ucrania #UcraniaRussia pic.twitter.com/PXOSur0Td0
— defense analysis (@defenseanalysi2) March 5, 2022
Os invasores foram alvo de um golpe brutal e direto. Nas últimas 24 horas, um helicóptero Mi-24 explodiu instantaneamente, após ter ficado em chamas. Ao atingir o solo os pilotos e tripulantes estavam já mortos. De referir que os aviões russos eliminados não só eram multifuncionais, como de ataque e apoio aéreo aproximado.
Leia Também: Rússia prepara-se para bombardear porto de Odessa, diz Zelensky