Lucero, um lince ibérico que havia ficado conhecido pela sua história de sobrevivência, acabou por morrer afogado numa barragem de irrigação, em Espanha.
Segundo noticia a imprensa espanhola, o incidente, agora divulgado, aconteceu no final de fevereiro do ano passado. Lucero tinha sido solto nos Montes de Toledo em 2015 e, em quatro anos, foi pai de oito ninhadas, num total de 21 linces.
Contudo, em 2019, o animal foi atropelado, já depois de sofrer uma grave lesão cerebral devido a uma armadilha, e teve de amputar uma das patas.
Lucero passou algum tempo em recuperação e em novembro de 2021 tinha voltado à liberdade na região de Hellín, na província de Albacete, onde acabou por morrer afogado.
Segundo o site El Digital de Albacete, a morte gerou indignação, nomeadamente por parte da Associação para a Defesa da Natureza no Sul de Valência, que exigiu medidas para evitar acidentes como o que levou à morte de Lucero. A associação pede a adoção de medidas anti-afogamento em barragens de irrigação ou poços por parte dos proprietários e defende que esta é uma medida importante para a proteção da fauna.
Leia Também: Estudo alerta para risco de extinção de mamíferos por atropelamento