Harris está a fazer um rápido périplo europeu encontrando-se com os presidentes da Polónia e da Roménia, países aliados da NATO na Europa de Leste e que têm recebido um influxo de refugiados da guerra na Ucrânia.
"Somos parceiros. Trabalhamos juntos, treinamos juntos, formamos amizades baseadas na solidariedade, valores mútuos e princípios partilhados", disse Harris, dirigindo-se às Forças Armadas que visitou.
Harris vai reunir-se ainda hoje com o Presidente da Roménia para discutir uma resposta ao fluxo de refugiados provocado pela invasão russa da Ucrânia.
A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.
Leia Também: Kamala Harris visita Leste europeu para discutir futuros passos da NATO