G7 anuncia hoje sanções conjuntas à Rússia
O anúncio foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, que, juntamente com Alemanha, Canadá, França, Itália, Japão e Reino Unido formam a aliança.
© Hollie Adams/Bloomberg via Getty Images
Mundo G7
O Grupo dos Sete (G7) deverá anunciar, esta sexta-feira, novas sanções contra Rússia, em consequência da invasão do país em território Ucraniano.
“Juntos, anunciaremos novos passos para pressionar Putin e responsabilizá-lo ainda mais pela sua agressão contra a Ucrânia”, anunciou hoje o presidente dos Estados Unidos, em conferência de imprensa.
Sem especificar como, Joe Biden disse que as novas sanções tinham em vista atingir os oligarcas russos, que favorecem o poder económico do Kremlin.
Para além do término da exportação de petróleo vindo da Rússia, sanção anunciada esta semana, Joe Biden anunciou ainda que os Estados Unidos iriam suspender as relações comerciais usuais com a Rússia.
Desde o início da invasão russa da Ucrânia, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 560 pessoas morreram e cerca de mil ficaram feridas. Contudo, as autoridades ucranianas afirmam que mais de dois mil civis foram vítimas da ofensiva russa, incluindo 78 crianças. Mais de 2,5 milhões de pessoas já abandonaram a Ucrânia, metade das quais são crianças.
Leia Também: "Não há sinais" de que Putin vai apostar na diplomacia, diz Kamala Harris
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com