O Centro de Comunicações Estratégicas da Ucrânia anunciou, esta sexta-feira, que a Bielorrússia poderia invadir o país ainda hoje.
"De acordo com dados preliminares, as tropas russas poderão invadir a Ucrânia hoje, às 21h de Kiyv [19h em Lisboa]", escreveu o centro na rede social Twitter.
️ According to preliminary data, Belarusian troops may be involved in the invasion today, on March 11 at 21.00.
— Stratcom Centre UA (@StratcomCentre) March 11, 2022
Recorde-se que Vladimir Putin e o líder bielorrusso, Alexander Lukashenko, tiveram hoje uma reunião. Também hoje as autoridades ucranianas acusaram a Rússia de disparar a partir do espaço aéreo ucraniano, tendo atingido território bielorrusso. As autoridades da Ucrânia consideraram que a ação tinha sido uma "provocação" por parte da Rússia, por forma a incentivarem a uma invasão bielorrussa.
A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram sanções à Rússia que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.
A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 16.º dia, provocou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares, segundo várias fontes.
A ONU confirmou hoje pelo menos 564 mortos e 982 feridos civis.
Leia Também: Ucrânia acusa Rússia de ter dado início a operação de "bandeira falsa"