"Civilização em risco". Zelensky diz que III Guerra pode já ter começado

Presidente ucraniano diz que, tal como há 80 anos com a II Guerra Mundial, "ninguém era capaz de prever quando a guerra em grande escala começaria".

Notícia

© Getty Images

Marta Ferreira
17/03/2022 11:12 ‧ 17/03/2022 por Marta Ferreira

Mundo

Guerra na Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou, esta quinta-feira, em entrevista à NBC News, que a III Guerra Mundial pode já ter começado. Zelensky evoca a II Guerra Mundial na qual, há mais de 80 anos, ninguém havia previsto "quando a guerra em grande escala começaria", tal como poderá estar a acontecer agora. 

Perante as preocupações manifestadas pelo presidente doas EUA, Joe Biden, de não querer aumentar as tensões ou provocar Moscovo, o chefe de Estado ucraniano indica que, independentemente do resultado desta invasão russa, iniciada na madrugada de dia 24 de fevereiro, "toda a civilização está em risco".

"Ninguém sabe se já começou [a III Guerra Mundial]. E qual é a possibilidade desta guerra caso a Ucrânia caia, se cair? É muito difícil dizer", começou por dizer. "Vimos isto há 80 anos, quando a II Guerra Mundial começou... Ninguém seria capaz de prever quando a guerra em grande escala começaria", apontou.

Ressalva o presidente ucraniano que o seu povo já mostrou ser “invencível”, mesmo que as forças russas tomem cidades, incluindo a capital Kyiv. No entanto, o resultado desta guerra (ganhe ou não a Rússia) não invalida o risco para o Ocidente.  

De referir que esta quarta-feira, um teatro - que servia de abrigo para cerca de mil pessoas - foi bombardeado por forças russas. Este mesmo teatro tinha escrito no chão, dos dois lados do edifício, a palavra "crianças", indicando a presença de menores naquele abrigo. 

Ainda assim, foi bombardeado levando a que o negociador ucraniano Mykhailo Podolyak tenha publicado imagens de satélite do espaço e descrito o ataque como sendo de "particular crueldade".

Leia Também: Zelensky pede mais sanções. “Até que a máquina de guerra russa pare"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas