ONU. Canadá edita documento enviado pela Rússia

Os representantes recorreram à ironia para questionar o país sobre o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
17/03/2022 17:57 ‧ 17/03/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

ONU

Os representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) do Canadá editaram uma carta enviada pela Rússia a todos os membros do bloco global.

O documento é um esboço proposto pela Rússia para uma "resolução humanitária" na Ucrânia, que deveria ser sujeito a votação em Conselho de Segurança da ONU, que decorrerá amanhã, 18 de março.

Os representantes canadianos decidiram, no entanto, utilizar as redes sociais para mostrar aquela que seria a versão correta do documento.

Neste, podem ver-se alguma correções, como por exemplo quando a Rússia descreve que existe a necessidade de "proteger mulheres e crianças". "Como é que vocês justificam os bombardeamentos a uma maternidade e à destruição de mais de 200 escolas? Por favor, expliquem", escrevem os representantes  a vermelho.

A delegação do Canadá refere ainda os bloqueios a corredores humanitários, que só no início desta semana começaram a funcionar em segurança, os ataques a civis e escreve ainda que o documento elaborado pela Rússia tem "zero lógica".

"Vocês acreditam que os membros da ONU realmente acreditam nisto?", poder ler-se numa outra anotação.

O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vasily Nebenzya, informou durante a tarde de hoje que a proposta de resolução não será, afinal, votada amanhã. "Decidimos, nesta fase, não pedir uma votação sobre o nosso projeto, mas não estamos a retirar o projeto de resolução", indicou o embaixador russo em declarações no Conselho de Segurança da ONU.

Leia Também: Situação "incerta". Cruz Vermelha confirma saída de equipa de Mariupol

[Notícia atualizada às 23h24]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas