Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Taliban libertam funcionários do maior canal de televisão do Afeganistão

Os Talibã libertaram três funcionários da maior emissora de televisão do Afeganistão, detidos por uma reportagem sobre a proibição de todas as transmissões de séries dramáticas estrangeiras, anunciou sexta-feira um executivo do canal.

Taliban libertam funcionários do maior canal de televisão do Afeganistão
Notícias ao Minuto

07:10 - 19/03/22 por Lusa

Mundo Afeganistão

Os três funcionários da TOLO TV tinham sido retirados da estação na quinta-feira à noite, de acordo com Khpalwak Sapai, chefe do departamento de TOLONews, e outro dos detidos.

Sapai disse mais tarde que ele e Nafay Khaleeq, consultor jurídico da estação, foram libertados horas depois, na quinta-feira, enquanto o jornalista Bahram Aman, ficou detido durante a noite e libertado ao fim do dia de hoje.

A Moby Group, empresa de media proprietária da TOLO TV, disse que as detenções foram resultado da reportagem da emissora "sobre a proibição da série de drama estrangeira", uma decisão tomada pelo Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício, criado pelos Talibã, após a tomada do poder em agosto de 2021.

A TOLO TV é uma empresa de media de propriedade afegã com interesses na Ásia Central, bem como no Médio Oriente e em África.

A Organização das Nações Unidas e o Comité de Proteção dos Jornalistas repudiou as detenções e exigiu aos Talibã que parem de assediar os jornalistas afegãos e de reprimir a sua liberdade de expressão através de ameaças, detenções e intimidação.

Desde que retomaram o poder em agosto passado, os Talibã têm dado sinais erráticos sobre como será o cenário dos media sob o seu governo, com jornalistas internacionais às vezes a serem bem-vindos, e os afegãos frequentemente atacados.

O número de jornalistas no Afeganistão reduziu-me muito, pois 6.400 perderam os seus postos de trabalho, muitos saíram do país, e os que ficaram têm medo do que ainda está para vir.

Leia Também: Afeganistão: Conselho de Segurança aprova prorrogação da missão da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório