O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou este sábado que se a Rússia não for detida e punida “agora” pela sua invasão da Ucrânia, outros “agressores no mundo começarão outras guerras”.
Na rede social Instagram, Zelensky partilhou várias fotografias que mostram a destruição de várias cidades ucranianas e o desespero dos cidadãos face à ofensiva militar russa e afirmou: “Se a Rússia não for detida agora, se a Rússia não for punida agora, outros agressores no mundo começarão outras guerras. Em diferentes regiões do mundo. Em diferentes continentes. Onde quer que um Estado sonhe em conquistar os seus vizinhos”.
View this post on Instagram
As redes sociais têm também sido uma arma do presidente ucraniano. São várias as publicações e anúncios que faz através das suas páginas oficiais de Instagram, Facebook e Twitter.
Na noite de sexta-feira, publicou um vídeo onde considerou que as negociações - que têm sido levadas a cabo pelas delegações russa e ucraniana - são a “única hipótese” que a Rússia tem “para reduzir os estragos dos seus erros” e instou o país a “reunir-se” e “falar”.
Assinala-se hoje o 24.º desde o início da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 847 mortos e 1.399 feridos entre a população civil, incluindo mais de 140 crianças, até ao final do dia de sexta-feira. Há ainda mais de 3,3 milhões de refugiados que fugiram para os países vizinhos.
Leia Também: AO MINUTO: UE? Kyiv pede decisão "rápida e positiva"; 847 civis mortos