Um carro em fuga da polícia atropelou uma série de pessoas a celebrar o carnaval numa localidade na Bélgica, este domingo, matando pelo menos seis pessoas no local e ferindo muitas mais.
O número inicial de mortos dado pelas autoridades foi de quatro óbitos, tendo sido atualizado ao final da manhã numa conferência de imprensa.
O acidente deu-se em Strepy-Bracquegnies, um bairro na cidade de La Louvière, a cerca de 43 quilómetros de Bruxelas.
Segundo a rádio local RTBF, o carro entrou por uma multidão de cerca de 20 pessoas pelas costas da mesma, por volta das 5h (4h em Lisboa).
À rádio, o autarca da cidade disse que "há algumas dúzias de feridos e, infelizmente, várias pessoas morreram".
Além dos seis mortos, há a registar, para já, dez feridos graves que foram deslocados para vários hospitais e 27 feridos ligeiros.
O condutor do veículo e as restantes pessoas dentro da viatura foram detidas pelas autoridades policiais. Entretanto, as mesmas autoridades deram conta que os indivíduos têm idades entre os 32 e os 34 anos.
No Twitter, a ministra do Interior da Bélgica, Annelies Verlinden, lamentou o sucedido e prometeu que a situação seria investigada.
Mes sincères condoléances aux familles et amis des personnes décédées et blessées lors de l'incident survenu ce matin à Strépy. Ce qui était censé être une fête conviviale a tourné au drame. Nous suivons la situation de près.
— Annelies Verlinden (@AnneliesVl) March 20, 2022
Entretanto, as festividades em Strepy-Bracquegnies foram suspensas e o pavilhão desportivo foi convertido num centro de emergência médica, apoiado pela Cruz Vermelha, sendo que se encontram no local cerca de 70 pessoas.
A Sky News, citando outros órgãos locais, adianta que o carro estaria a ser perseguido pela polícia, mas as causas dessa fuga são desconhecidas.
[Notícia atualizada às 10h48]
Leia Também: Duas adolescentes atropeladas em avenida de Santa Maria da Feira