Assinalam-se, esta terça-feira, 27 dias da invasão das tropas russas na Ucrânia e todos os dias há novas informações sobre o conflito, quer através dos vídeos do presidente ucraniano, quer a partir dos meios de comunicação no terreno.
Apesar de a maior parte das histórias de guerra estarem relacionadas com a perda e a crise de refugiados, a maior desde a II Guerra Mundial na Europa, de Chernihiv chega a história de Patron, um cão que tem ajudado a descobrir engenhos explosivos por todo o país.
Segundo a publicação USA Today, o Jack Russell já terá ajudado a rastrear quase 90 explosivos na cidade do Norte do país, o que fez com que o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia o tenha apelidado de "mascote de Chernihiv".
A very good boy! Coined "the mascot of Chernihiv," this bomb-sniffing dog helped emergency service workers locate explosive devices in Chernihiv, Ukraine. pic.twitter.com/RnAA9nida8
— USA TODAY (@USATODAY) March 22, 2022
O cão, cujo nome significa 'Bala' e que tem dois anos, anda também com um colete antibala e acompanha uma unidade de militares pela cidade.
This is Patron, or 'Bullet' in Ukrainian. He is two years old. This good boy is the soul and mascot of a Chernihiv demining unit, and accompanies them always and everywhere. But aside from his bravery, he has one other notable feature - his love of cheese!
— The New Voice of Ukraine (@NewVoiceUkraine) March 15, 2022
Photos: ДСНС України pic.twitter.com/c2mlSftnb2
Leia Também: Dez hospitais destruídos. Testagem à Covid-19 apenas em zonas sem guerra