O presidente da Ucrânia pediu ao presidente dos Estados Unidos para não sancionar o oligarca russo Roman Abramovich, avançou, esta terça-feira, o Wall Street Journal.
Segundo a publicação estadunidense, Volodymyr Zelensky terá feito este pedido a Joe Biden tendo em vista o fim do conflito na Ucrânia, já que, segundo as fontes citadas pelo jornal, o presidente da Ucrânia acha que o bilionário, que tem nacionalidade portuguesa, poderá ser um bom intermediário para as negociações de paz com a Rússia.
Ainda de acordo com as mesmas fontes, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos estava a preparar-se para aplicar sanções a Roman Abramovich no início de março, tal como fez com outros oligarcas russos, mas terá recebido ordens do Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos para não o fazer.
Recorde-se que na sequência da invasão das tropas russas na Ucrânia, que vai hoje no 28.º dia, os Estados Unidos, a União Europeia (UE) e o Reino Unido já aplicaram sanções a oligarcas russos. Ao contrário dos Estados Unidos, a UE, o Reino Unido, o Canadá, a Austrália e a Suíça já colocaram sanções a Roman Abramovich.
Leia Também: Abramovich ainda não vendeu o Chelsea... e já tenta comprar outro clube