O avião que transportava o presidente da Polónia, Andrzej Duda, fez esta sexta-feira uma aterragem de emergência em Rzeszów, a cerca de 300 quilómetros de Varsóvia, e regressou à capital polaca. O incidente ocorreu quando Duda se deslocava para um encontro com o seu homólogo norte-americano, Joe Biden.
“Houve uma aterragem de emergência do avião com o presidente Duda; o avião regressou a Varsóvia”, afirmou o conselheiro presidencial Jakub Kumoch, citado pela agência estatal de notícias PAP. Segundo Kumoch, Andrzej Duda não enfrentou qualquer perigo.
A CNN International revela que a aterragem de emergência também foi confirmada por um funcionário da Casa Branca.
O presidente dos Estados Unidos da América visita hoje e amanhã a Polónia, o país que recebeu mais refugiados ucranianos desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Para hoje, está planeada uma reunião com os membros da 82.ª Divisão Militar Aérea das Forças Armadas dos Estados Unidos, destacados para a área para reforçar o flanco oriental da NATO, na qual o presidente polaco teria participado se tivesse chegado a tempo, escreve a CNN.
Assinala-se esta sexta-feira o 30.º dia desde o início da invasão russa da Ucrânia. Segundo dados confirmados pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais de mil civis foram mortos e 1.650 ficaram feridos até ao final do dia de quarta-feira.
Leia Também: AO MINUTO: NATO prepara resposta; Expulsão do G20 "não será mortal"