Foi durante o concerto maratona 'Save Ukraine' - uma iniciativa de apoio ao país que juntou músicos de várias nacionalidades, incluindo Salvador Sobral - que Olena Zelenska se dirigiu à Europa, pedindo que não se habitue à ideia de ter uma guerra às suas portas.
A esposa da presidente da Ucrânia Olena Zelenska disse que no século XXI a Europa não se pode habituar à guerra, às crianças que adormecem ao som de bombas e que não sabem se estarão vivas amanhã.
"Todos os dias na guerra são como a vida. As nossas crianças estão habituadas a adormecer ao som de explosões. Mas eu peço-vos: não se habituem à guerra! Porque no século XXI na Europa não se pode habituar a que as crianças adormeçam ao som de bombas e não saibam se estarão vivas amanhã. Não se podem habituar às valas comuns em que cidades pacíficas se estão a transformar. A guerra na Ucrânia é uma guerra à porta da vossa casa. Mantenham-se abertos, mantenham-se recetivos. Mantenham-se do lado da paz e da humanidade. Então a vitória da Ucrânia será a vossa vitória!", disse, numa mensagem de vídeo.
Zelenska observou ainda que o concerto solidário que reuniu estrelas mundiais e ucranianas, foi transmitido em mais de 20 países, ressalvando que a Ucrânia conseguiu unir o mundo.
Olena também agradeceu o apoio que o seu país tem recebido de primeiras-damas de todo o mundo. "Elas juntaram-se imediatamente numa frente de informação - dizem a verdade sobre a guerra na Ucrânia todos os dias, e recebem com hospitalidade mulheres e crianças ucranianas nos seus países. Isto é graças a todos os nossos amigos que tomaram a nossa dor como sua".
Durante as duas horas de emissão, músicos, artistas, ativistas públicos, líderes intelectuais, atores, atletas e voluntários de todo o mundo apoiaram a Ucrânia. Ao mesmo tempo, foram angariados fundos para resolver problemas humanitários causados pela invasão russa na Ucrânia. Salvador Sobral, que venceu o Festival Eurovisão que se realizou na Ucrânia em 2017, foi um dos participantes.
Salvador Sobral - Obiymy [Save Ukraine - #StopWar] pic.twitter.com/VWg7G1bfJ5
— vanya (@eurovanya) March 27, 2022
Leia Também: Turquia espera que conversações entre Moscovo e Kyiv levem a cessar-fogo