Envenenamento terá sido apenas para "assustar" Abramovich e negociadores

Dosagem utilizada não era suficiente para causar danos permanentes nas vítimas.

Notícia

© Getty

Carmen Guilherme
28/03/2022 19:57 ‧ 28/03/2022 por Carmen Guilherme

Mundo

Rússia/Ucrânia

Roman Abramovich e os dois negociadores ucranianos que apresentaram sintomas de envenenamento consumiram apenas “chocolate e água” nas horas anteriores aos sintomas e o objetivo seria apenas assustá-los, uma vez que a dosagem de veneno utilizada não era suficiente para estes corressem perigo de vida, avança o site de investigação Bellingcat. 

Recorde-se que o Wall Street Journal avançou esta segunda-feira que o magnata russo, que tem participado nas negociações entre Moscovo e Kyiv, e dois negociadores ucranianos sofreram sintomas de envenenamento, que terá ocorrido no início do mês.

Tanto Abramovich, como os outros dois negociadores, terão apresentado olhos vermelhos, lágrimas dolorosas e pele a descamar na cara e nas mãos. O site de investigação holandês Bellingcat, que ouviu especialistas, confirmou logo de seguida que os sintomas coincidem com "sintomas de envenenamento com armas químicas" e avançou agora novos detalhes, nomeadamente que a dosagem e a toxina utilizadas eram “insuficientes” para que as vítimas corressem risco de vida.

“Os especialistas disseram que a dosagem e o tipo de toxina usada provavelmente eram insuficientes para causar danos com risco de vida, e provavelmente tinham a intenção de assustar as vítimas, em vez de causar danos permanentes. As vítimas disseram que não sabiam quem poderia ter interesse num ataque”, escreveu o site de investigação no Twitter.

“Os três homens que apresentaram os sintomas consumiram apenas chocolate e água nas horas anteriores ao aparecimento dos sintomas. Um quarto membro da equipa que também os consumiu não apresentou sintomas”, indicaram. 

A reunião em que Abramovich e os dois ucranianos terão sido envenenados ocorreu no dia 3 de março, na Ucrânia. 

Sublinhe-se que, entretanto, uma fonte ouvida pela Sky News confirmou que o magnata russo se encontra “bem”. 

Leia Também: Abramovich encontra-se "bem" após sintomas de envenenamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas