Vinte pessoas vão ser multadas como consequência da investigação sobre festas ilegais do governo de Boris Johnson enquanto o resto do país vivia sob estritos confinamentos pandémicos, anunciou esta terça-feira a Polícia Metropolitana de Londres, também conhecida como Met ou Scotland Yard.
A Polícia Metropolitana de Londres disse que as investigações prosseguiam, sendo que o anúncio marca a confirmação oficial de que os acontecimentos em Downing Street e Whitehall infringiram leis criadas pelo governo de Johnson.
Os autos de multa serão enviados para o Gabinete do Cadastro Criminal, que as emite aos envolvidos. Estes terão 28 dias para pagar ou contestar a sanção. Ainda não se sabe se Boris Johnson é uma das pessoas multadas mas o gabinete do primeiro-ministro prometeu que se for um deles, essa informação será divulgada.
O chamado escândalo Partygate, que surgiu em finais de 2021, desencadeou a mais grave ameaça ao primeiro-ministro britânico até à data. Em causa estão 12 ajuntamentos que podem ter violado as regras estipuladas pelo governo de Boris Johnson, sendo que ele próprio esteve em pelo menos três. O caso levou a pedidos de demissão do chefe do Governo, sendo que estes só perderam força com o estalar da guerra na Ucrânia.
Leia Também: 'Partygate'. Boris Johnson já respondeu ao questionário da polícia