O governador da região de Zhytomyr, a oeste da capital, Kyiv, afirmou, esta segunda-feira, que os russos abandonaram a região e a cidade com o mesmo nome, depois de ocuparem e bombardearam infraestruturas residenciais, hospitais, entre vários outros locais.
Citado pela Sky News, Vitaliy Bunechko disse que os invasores deixaram na região várias munições e veículos armados.
"Foram embora, deixando parte dos seus veículos e parte das suas munições", contou o governador.
A cidade de Zhytomyr foi uma das mais atacadas na região noroeste da Ucrânia, enquanto as tropas russas tentaram cercar Kyiv, chegando mesmo a tomar e a controlar Zhytomyr.
A Rússia continua a controlar uma grande parte do sul da Ucrânia e a região do Donbass, depois de ter falhado o cerco à capital ucraniana. Vários especialistas internacionais e agências de inteligência avisaram que as tropas russas vão agora concentrar-se na região do Donbass, onde a população é maioritariamente russófona.
A guerra na Ucrânia já fez mais de 1.300 mortes entre civis, em 40 dias de luta, segundo os dados da Organização das Nações Unidas. No entanto, a organização alerta que o número de mortos poderá ser consideravelmente superior, devido às dificuldades em contabilizar os mortos em cidades muito bombardeadas ou cercadas pelas tropas russas.
Leia Também: ONU diz que mais duas maternidades foram destruídas além da de Mariupol