Pelo menos 30 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas na sequência de dois ataques com mísseis levados a cabo pelas tropas russas na estação ferroviária de Kramatorsk, na região separatista do Donetsk, no leste da Ucrânia.
Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, o local estava a ser utilizado para “retirar civis”. “Os criminosos de guerra russos não só atacaram deliberadamente milhares de pessoas; como utilizaram munições cluster”, afirmou o governo ucraniano numa nota publicada na rede social Twitter.
Ainda esta sexta-feira, o Estado Maior do exército ucraniano revelou que, nas últimas 24 horas, a Rússia lançou sete ataques nas regiões de Donetsk e Lugansk, que foram repelidos. Ocorreu também um ataque a viaduto perto da estação ferroviária de Donetsk, bloqueando a passagem de três comboios de retirada de civis.
Assinala-se, esta sexta-feira, o 44.º dia da invasão russa da Ucrânia. Pelo menos 1.611 civis, incluindo 131 crianças, morreram e 2.227 ficaram feridos desde o início da ofensiva militar na Ucrânia, segundo dados confirmados pela ONU. Mais de 11 milhões de pessoas já abandonaram o país, 4,3 milhões dos quais fugiram para países vizinhos.
Leia Também: Macron prevê que Rússia reforça ataques para vitória a 9 de maio